A Chave de Sarah - Tatiana de Rosnay

Julia Jarmond é uma jornalista Americana que vive em Paris há 25 anos e é casada com o arrogante e infiel Bertrand Tézac, com quem ela tem uma filha de onze anos. Julia escreve para uma revista americana, e seu editor pede que ela cubra o sexagésimo aniversário da grande concentração no Vélodrome d Hiver - um estádio no qual dezenas de milhares de judeus ficaram presos antes de serem enviados para Auschwitz. Ao se aprofundar em sua investigação, Julia constata que o apartamento para o qual ela e o marido planejam se mudar pertenceu aos Starzynski, uma família judia imigrante que fora desapossada pelo governo francês da ocupação, e em seguida comprado pelos avós de Bertrand.
Ela resolve descobrir o destino dos ocupantes anteriores. É revelada então a história de Sarah, a única sobrevivente dos Starzynski a sobreviver. Ao escrever sobre o passado da França, Tatiana de Rosnay oferece em A Chave de Sarah um retrato da França sob a ocupação nazista, revelando tabus e negações que circundam este doloroso período da História francesa.

Se você é fã de livros com o tema sobre a Segunda Guerra Mundial com certeza vai adorar.
Uma narrativa que enfoca os momentos mais sombrios da história da França: o Velódromo D’Hiver, onde mais de 12 mil judeus foram aprisionados, lançados ao desespero do desconhecido e levados à morte nas câmaras de gás.


Por ordem dos alemães os policiais franceses cometeram atos desumanos com uma nação de judeus, transformando a sua existência. Homens, mulheres e crianças em condições sub-humanas arrancados de seus lares e marcados para a morte.

O episódio do colaboracionismo na deportação dos judeus em julho de 1942 foi uma mancha negra na história da França e que a autora retrata de forma primorosa, sem medos ou meias palavras.

Uma narrativa fiel aos fatos, mas que passa uma linda mensagem de esperança e fé na humanidade, mesmo que tardia.
O livro é escrito entre o presente, na presença de Julia, uma mulher em crise pessoal e conjugal, designada a escrever um artigo falando sobre o Vel d'Hiv, que sai em busca de rostos e relatos, desse marco na história da França. Durante a pesquisa realizada, ela vai desvendando um lado da França e de sua família que não conhecia.



Ao mesmo tempo por meio de flashbacks somos apresentados ao passado de Sarah, uma menina que foi arrancada de sua casa com sua família para a morte, mas que na sua inocência infantil de que nada de mal poderia acontecer, já que os policiais que os estavam levando eram franceses, deixou seu irmão, Michel, escondido no armário de casa, à sua espera.

Uma história embasada em fatos reais e que por sua escrita tão clara e sucinta poderíamos pensar que realmente aconteceu. Uma busca incansável pela liberdade e pela verdade.

Sarah e Julia são personagens distintas, com anos de história entre elas, envolvidas na teia do destino e de segredos que precisam ser desvendados.

Se prepare para devorar página após página na busca das respostas que o livro traz, com a dose certa de realidade, uma pitada de doçura e um final digno e coerente.

Apaixonei-me pelo livro a ponto de classificá-lo como um dos melhores que li esse ano, merecendo destaque na minha estante e indicações aos amigos.

Se você tiver a chance de ler não perca tempo, as páginas da história se abrem em “A chave de Sarah”, num relato contundente e tocante.

13 comentários

  1. Não tenho a menor dúvida de que o livro é maravilhoso, mas imagino o quanto triste e emocionante ele deva ser também, deve ser daquelas histórias que arrancam muitas lagrimas do leitor.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2.  O livro traz uma carga emocional muito forte, não tem como não ser tocado.
    E tentar imaginar o que foi uma guerra nunca chega nem aos pés dos fatos, com certeza.
    Só lendo mesmo para saber.
    Recomendo a leitura Van, certeza que você vai gostar!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lena.

    Esse livro é a minha cara!

    Com certeza vou amar, ainda mais que com esse mote que é o meu preferido, ainda mais com a profunda carga e densidade emocional que deve trazer ao longo da leitura.

    Deve ser daqueles enredos que perduram em nossa memória para sempre.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu preciso ler esse livro! Acredito que até meu esposo vai gostar da leitura, pois ele tem fascínio por tramas que falem sobre atos históricos, como no caso que se passa na história. Obrigada pela indicação e clareza na resenha.

    Beijo Grande
    Carla Mariano

    ResponderExcluir
  5.  Promoção Leitura Sem Censura

    São 8 livros hot, esperando por você:

    Filha da Tempestade; Amante Desperto; Belíssima; O beijo da Meia Noite; Quase Verdade; Amante da Fantasia; Rosa do Inverno e A Caminho da Sepultura.


    Link: http://migre.me/8qYkz

    Boa Sorte!!!! Até o dia 26/04.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lena!

    Que resenha apaixonada! Adorei!

    Com certeza vou fazer o possivel para ler \o/

    BJs

    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7.  Faça mesmo o possível para ler amiga, vale cada página!
    Adoro um bom drama, e colocar paixão na resenha só demonstra mesmo o quanto gostei.
    E vc terá uma chance de ler o livro, como? Aguarde e confie!

    ResponderExcluir
  8. Ótima promo amiga, mas como tenho todos os livros vou deixar para alguém com tanta sorte como eu ganhar, mesmo assim, valeu por avisar!

    ResponderExcluir
  9. Esse é relamente um livro que agrada tanto homens como mulheres. Indique para seu marido, leia e depois volte e me diga o que achou!
    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  10.  Com certeza Carla esse livro vai ficar muito tempo na minha memória, já indiquei e vou emprestar para a Vivi, que também gosta do mote.
    Logo mais você terá a chance de concorrer a um exemplar, TE DESEJO, boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Que resenha, ótima. O livro já é perfeito e adorei o jeito que você se expressou.
    Parabéns!
    Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha Lena. 

    Ultimamente tenho lido e visto muito sobre a segunda guerra. 

    Estou participando da promoção, quem sabe assim eu também tenha o prazer de ler este livro.

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!