Sangue e Gelo - Robert Masello

Em Sangue e Gelo, conhecemos a dimensão trágica da história de amor entre o tenente Sinclair Archibald Copley, do 17º Regimento de Lanceiros do Exército inglês, e a enfermeira Eleanor Ames, da equipe formada pela pioneira da enfermagem, Florence Nightingale. Um amor que sobrevive aos preconceitos de classe, ao horror da Guerra da Crimeia - e aos séculos. Testemunhamos, através do olhar atento e um tanto amargurado de Michael Wilde, a dura sobrevivência de militares e cientistas numa base isolada no continente mais inóspito da Terra. E, quando o gelo derreter, saberemos o que pode acontecer quando esses dois mundos se encontrarem. 

O livro se divide em duas partes. Uma que nos remete ao passado e conta sobre o amor em tempos de guerra, entre o Tenente Sinclair e a enfermeira Eleonor Emes.
Nessa parte sobre o passado de Sinclair e Eleonor o autor nos brinda com uma riqueza se detalhes e costumes, que me lembrou vagamente meus clássicos românticos. 
Não posso deixar de citar o prólogo do livro que já nos deixa visualizar o que esperar do livro, muito interessante.

Na segunda parte do livro conhecemos Michael um fotografo que tem muitos motivos para se esconder no trabalho e que encontra em uma experiência no Polo Sul a fuga que tanto procura.
Nesse novo ambiente surgem vários novos personagens que dão vida a um lugar frio e vazio.
Um encontro com o destino pode mudar a vida de Michael quando ele se vê frente à frente com uma descoberta única, um bloco de gelo contendo um casal congelado.

A forma como é narrada essa parte do livro, com uma riqueza de detalhes, chegou a arrepiar meus cabelos, em alguns momentos senti até frio de tão bem ambientado é a narrativa do livro.

Para quem curti um belo romance histórico o amor entre Sinclair e Eleonor é uma bela indicação, o que para alguns pode tornar a leitura um pouco lenta, no meu caso até a tornou mais leve, eu adorei.
Então o livro dá uma guinada com o encontro dos corpos no gelo e ai  a leitura fica tão interessante que nem senti quando terminei por que cada página é  mais intensa que outra, cheia de suspense.
As idas e vindas entre passado e futuro dão um toque especial  ao livro.

O único pecado do livro é um deslize na contra capa, onde um comentário deixa escapar um spoiler do livro, como fui avisada antes eu não li, o que tornou a leitura uma descoberta, então no final li a contra capa e vi onde os avisos são pertinentes, ler a contra capa realmente perde um pouco a graça do livro e esfria o  suspense do livro.

Gostei muito do livro, um suspense eletrizante, vale a pena ser lido.

12 comentários

  1. Spoiler na contra capa é muita mancada. Não sei esse livro não me chamou a atenção em hora nenhuma, acho que deve ser mais o estilo do meu marido, como ele diz que os livros são para euzinha, então pego os que eu quero..kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Estou muuuito doida para ler esse livro, e que bom que vc avisou sobre o spoiler na contracapa, não vou ler tbm claro! Tem graça colocar detalhes importantes na contracapa rs...
    beijooos

    ResponderExcluir
  3. Este está na minha lista de leituras, tenho ouvido boas resenhas sobre ele, exceto uma ou outra coisas, mas nenhum livro é perfeito....rs

    ResponderExcluir
  4. Olá leninha, spoilers na capa não é mesmo legal. Quando for ler terei o mesmo cuidado que você de não olhar. O negócio é segurar a curiosidade.

    Xero.

    ResponderExcluir
  5. Leninha, eu li a contra capa e isso não tirou o brilho da minha leitura não.
    Eu achei as descrições fantásticas. Tão reais né ?! Só o final é que deixou a um pouco a desejar.
    Livrão ! Vale a pena conferir.
    Parabéns pela resenha.
    Bjs
    Luka.

    ResponderExcluir
  6. Eu Quero!
    Minha lista não para de crescer...afff..
    Adorei a reseha.
    Bjos!!!
    http://sentimentonoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro aqui em casa (chegou ontem) e estou morrendo de curiosidade para começar a ler logo. (hoje anoite eu começo - empolgação total rsrs)

    Muito legal a resenha ^.^
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa, quando eu olhei a capa e tema eu jamais imaginaria que seria assim a história, mas lendo sua resenha tive uma surpresa. Só não gosto da capa desse livro, acho muito estranha, mas a história parece ser interessante, assim que puder lerei. Abraços Leninha!

    Laerte Lopes - Blog Medo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lena.

    Esse livro chamou-me a atenção desde o primeiro momento que eu vi a capa. ao ler a sinopse, me encantei!

    Estou doida por ele e participando de várias promoções, mas ainda não tive a sorte de ganhá-lo.

    Mas está na minha lista de leituras, porque amo histórias assim!

    É frustrante quando vemos algum spoiler na capa. Acho que esfria a nossa curiosidade pela leitura. :(

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Não curto muito, mas a dica foi ótima! Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha me deixou curiosa, quem sabe participando do sorteio eu ganhe hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!