XVII Bienal Internacional do Livro - Rio 2015

A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!

O evento também conta com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, pela Lei estadual de Incentivo à Cultura.

* História
Há 30 anos, teve início a história de sucesso da Bienal do Livro Rio: uma celebração à leitura, à cultura e à diversão, reunindo milhares de pessoas, tendo o livro como astro principal.

Dos salões do Hotel Copacabana Palace, em 1983  aos atuais 55 mil metros quadrados do Riocentro, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro se transformou não só no mais importante acontecimento editorial do Brasil, como também em um evento literário que mobiliza o país. A cada edição, o evento cultural e empresarial supera expectativas de público, vendas e mídia.

* País Homenageado:  Argentina - Cultura em Movimento 
A presença da República Argentina como país homenageado nesta XVII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, se contempla no marco de uma das relações mais frutíferas, múltiplas e estreitas que tenha existido entre dois países.

Argentina vai participar com um stand de 400m² onde serão exibidos diversos aspectos destacados da identidade do nosso país. O stand conta com um auditório batizado como “Manuel Puig” em homenagem ao grande escritor que soube amar e ser amado pelo Brasil durante o exílio. Nesse auditório oferecemos uma programação cultural muito variada, com mais de 20 atividades, no qual, junto a outros convidados especiais, irão participar os 15 autores membros de nossa delegação oficial: Diana Bellessi, Mariana Enríquez, Inés Garland, Mempo Giardinelli, Noé Jitrik, Tamara Kamenszain, Martín Kohan, María Moreno, Sergio Olguín, Claudia Piñeiro, Eduardo Sacheri, Luciano Saracino, Silvia Schujer e Tute.

Por outro lado, a industrial editorial Argentina é um setor intensamente ativo, um dos principais da América Latina e o segundo no âmbito da produção hispano-falantes no mundo, pelo qual decidimos oferecer um stand editorial especialmente desenhado para isto, em 80m² dedicados exclusivamente para exibir a riqueza e a diversidade da nossa produção editorial

* Local do Evento | Riocentro
A Bienal do Livro Rio é realizada no Riocentro, sede dos principais eventos nacionais e internacionais do Brasil. Seu estacionamento possui 7 mil vagas e está localizado em uma área amplamente atendida pelas opções de transporte público. Com estações muito próximas, o BRT TransCarioca liga o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, e é uma das principais obras viárias da cidade. Com a TransCarioca, a previsão é reduzir em 60% o tempo de viagem entre o Aeroporto do Galeão e a Barra.

Para saber mais, visite o site e a Fanpage da Bienal Rio 2015

Site: bienaldolivro.com.br

Fanpage oficial: https://www.facebook.com/bienaldolivro

E o blog Sempre Romântica vai estar por lá!
Dentro de alguns dias irei postar o  o roteiro certinho do meu provável percurso nos três dias em que estarei na Bienal, fiquem ligados!
Ah, e mais... Minha listinha de livros desejados, aguardem!

4 comentários

  1. Nossa, 30 anos já? Nem sabia que a Bienal já era balzaquiana. Eu não irei claro, é longe demais pra mim e não consigo folga no trabalho, mas espero que você se divirta muito e consiga comprar todos os livros desejados.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Apesar da idade do evento só vim ouvir falar dele a pouco tempo, mas desde então, sonho em ir num evento como esse, a emoção em participar deve ser indescritível...
    Gostei da escolha do país homenageado, com certeza será lindo esse stand com 400 m².
    Ficarei aguardando sua lista de desejados e seu roteiro, Leninha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Sonho em ir a Bienal do Rio mas moro muito longe.

    ResponderExcluir
  4. Ai Leninha!
    Uma pena não poder uma vez mais... fico bem triste, mas um dia conseguirei me programar para ir.
    Adorei todo histórico sobre a bienal.
    E aproveita bastante, deverá ser fabulosa.
    Aguardarei sua programação.
    “A vida é muito importante para ser levada a sério.”(Oscar Wilde)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!