Primeiras Impressões - Laís R. de Oliveira

Primeiras Impressões é uma adaptação moderna do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. O romance eterno de Lizzie e do Sr. Darcy é situado desta vez entre paisagens paradisíacas do Brasil e cenários surpreendentes dos Estados Unidos, em um relacionamento complexo entre uma carioca sarcástica e brilhante e um político americano de uma família conservadora.

Nada mais previsível do que iniciar a leitura da adaptação de um livro já sabendo passo a passo o que irá acontecer, ou pelo menos imaginar ser conhecedor dos fatos impregnados na narrativa. E é por isso que digo com conhecimento de causa que Primeiras Impressões — uma adaptação do livro Orgulho e preconceito de Jane Austen — foi mais, bem mais que uma grata surpresa.

Quando recebi o convite da autora LRDO para ler sua adaptação e resenhar no blog eu imaginava que leria um clássico modernizado, algo bem fiel ao livro da Jane e tal, mas nada me preparou para ver Mr. Darcy de sunga numa lancha e fazendo sauna ou mesmo salvando dados no seu celular, e também ver uma Lizzie forte, empreendedora, dinâmica sem perder a doçura dessa protagonista tão querida no meio literário.

Temos aqui uma adaptação primorosa com o mesmo humor, a mesma pegada — na verdade minto, essa adaptação tem mais pegada —, os mesmos personagens com novas roupagens, novos hábitos e sempre com um “que” de surpresa a cada página virada.

LRDO foi feliz em narrar a mesma história, mas com seu toque pessoal, seu jeito delicado de fazer algo antigo ser renovado. E para o leitor que nunca leu Orgulho e Preconceito com certeza vai querer ler para comparar e vai se impressionar com tamanha semelhança, porém com tantas diferenças.

O livro envolve de tal maneira que é quase impossível não imaginar um Mr. Darcy impoluto com seu celular de última geração circulando entre os plenários da vida eleitoreiros ou ver Lizzie entre livros e mais livros. Outros personagens também encantam pela semelhança de caráter como Lídia e sua frivolidade, Wickham e seu caráter duvidoso, Jane e seu medo de expor os sentimentos, Charles e sua indecisão e, claro, como não citar a austera Senadora Catherine e seu nariz empinado. Tudo escrito nos tempos atuais e o que isso acarreta.

Apesar de alguns errinhos de revisão — nada que atrapalhe o bom entendimento da trama —, a história flui divinamente, encanta por sua singeleza e, claro, pela simplicidade e humildade da autora em deixar sua personalidade doce impregnar em cada página. Palmas para ela!

Vou terminando por aqui, indico para os amantes de uma boa leitura, que apreciam um texto leve, modesto em sua criatividade e que faz jus ao original. Agradeço à Laís pela oportunidade de conhecer sua escrita e rendo meus aplausos pelo belo trabalho.

15 comentários

  1. Ei Lena

    Que legal, eu conversei com a autora e divulguei no face, mas agora não posso pegar novas parcerias, estou enrolada com as minhas.
    Parece ótimo, amo Orgulho e preconceito, sempre fico com um pé atrás com releituras da história, mas este parece ter ficado divertido.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é esse lance com parceria por isso desfiz de algumas minhas e optei por pegar livro de autor nacional que ultimamente me dado muito prazer na leitura.
      Eu amei a adaptação escrita dor LRDO, acho que você iria gostar. Fico divertido, sensual e bem moderno.
      Beijos

      Excluir
    2. Oi, Fernanda!

      Espero que consiga arranjar um tempinho para ler o livro! :-)

      Obrigada pelo apoio!

      Beijos, LRDO

      Excluir
  2. Olá Leninha, que legal que os escritores nacionais estejam fazendo tanto sucesso na escrita, é um orgulho pra mim. Parabéns para eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minha as suas palavras, palmas para os autores nacionais!
      Bjs Simone!

      Excluir
    2. Oi, SImone!

      A maior parte do sucesso se deve, sem falsa modéstia, às blogueiras maravilhosas, como a querida Leninha, que tem oferecido apoio aos autores nacionais!

      Beijos,
      LRDO

      Excluir
  3. Ai que vontade de pegar o meu exemplar agora mesmo!!! Assim que essa loucura de carnaval chegar ao fim, vou pegar o meu livro e lê-lo numa sentada.
    Sério, bem que fazia falta um celular lá no tempo da titia Jane Austen né?! Garanto que aquelas mocinhas não sofreriam taaanto com as angústias do amor, kkkk.

    Beijo, Van.
    https://www.blogger.com/home

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre Vanessa, pega seu livro e se delicie nesse carnaval, rsrs
      Tudo isso de modernidade é suprido aqui no Primeiras Impressões, você vai gostar.
      Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Van!

      Espero que também goste do livro, como a Leninha! :-)

      Beijos!
      LRDO

      Excluir
  4. Querida Leninha,

    você não tem ideia do quanto fiquei emocionada ao ler sua resenha. Muito obrigada mesmo pelo carinho!

    Sobre os errinhos, já foram corrigidos e disponibilizarei a nova versão do livro na Amazon ainda esta semana! :-)

    Beijos,
    LRDO

    ResponderExcluir
  5. Leninha!
    A obra Orgulho e Preconceito é fenomenal e fiquei pasma em saber que a autora conseguiu adaptar o livro para o século XXI e de certa forma a tornou até hilária, porque imaginar as personagens principais totalmente transformados e adaptados à tecnologia é realmente bem interessante.
    Curiosa em poder apreciar a leitura.
    Parabenizo a autora pela coragem e criatividade, pois não é qualquer um que conseguiria fazer uma adaptação tão moderna.
    Aproveite o feriadão com moderação e amor no coração!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, acho que você vai amar esse livro.
      Bjs

      Excluir
    2. Hum...fiquei com muita vontade de ler essa adaptação de Orgulho e Preconceito. Adoro Jane Austen!

      Excluir
    3. Hum...fiquei com muita vontade de ler essa adaptação de Orgulho e Preconceito. Adoro Jane Austen!

      Excluir
  6. Gente, para tudo!!!!!

    A pouco dei minha opinião num post do meu blog sobre Orgulho e Preconceito e me deparo com este livro, que por sinal é super recomendado? Fico me perguntando como eu não soube antes sobre esse livro. Que já arrebenta pela titulo né? Primeiras Impressões foi o nome inicial que Jane deu para OeP e vejo que a autora soube como desenrolar a história super bem.
    Vou atrás do livro com certeza, quero ver o Sr. Darcy pelos plenários da vida e quero conhecer também essa Lizzy brasileira. :)

    Beijão meninas.

    Vento Literário

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!