Novelas Mexicanas - Sortilégio

Sortilegio (no Brasil, Sortilégio) é uma telenovela mexicana produzida por Carla Estrada para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas, em 90 capítulos. A trama foi protagonizada por Jacqueline Bracamontes e William Levy.

No Brasil, está sendo exibida pelo SBT como inédita desde o dia 27 de outubro de 2014 e vai até 27 de fevereiro de 2015, às 16h15m sucedendo a também inédita Meu Pecado. Sortilégio é a terceira telenovela mexicana transmitida em alta definição pelo SBT.


História: (Revelações sobre o enredo)
Uma história de enganos e traições, onde o ódio que Bruno sente por seu meio irmão Alessandro, o leva a planejar sua morte só para se tornar herdeiro da fortuna do meio-irmão.

Vitória teve um caso com o amigo de seu marido Samuel, Antonio Lombardo, resultando no nascimento de gêmeos: Bruno e Raquel. Antonio também teve um filho, Alessandro, com sua esposa Adriana. Depois de seus respectivos cônjuges morreram, Vitória e Antônio começaram um relacionamento e se casaram. No entanto, eles não disseram a seus filhos que eram meio-irmãos, já que revelaria suas infidelidades. Em vez disso, criaram seus filhos que reconhecerem-se mutuamente como meio-irmãos.

Os anos passam, e Bruno vem a ser um homem irresponsável que não respeita as leis. Alessandro, por outro lado, é muito responsável. Antonio prefere Alessandro a Bruno, e decide que Alessandro deve herdar seu dinheiro quando morrer. Antonio e Vitória vão a uma reunião na escola de Bruno sobre seu comportamento, e lhe é dito que ele foi expulso. Enquanto eles estão deixando o local, eles começam uma discussão e distraído, Antonio prende suas muletas em um buraco. Vitória que está brava com ele por causa de seus argumentos, e continua andando e não ajuda o marido. Quando Antonio tenta se libertar, um homem em uma motocicleta se choca contra ele, e Antonio morre. Vitória torna-se viúva de novo. Algum tempo depois, Fernando, amigo de Alessandro, se apaixona por Vitória, mas seu amor não pode acontecer por causa da diferença de idade.

Dez anos mais tarde, Alessandro volta para ficar com a herança que Antonio deixou, fazendo com que o irmão Bruno tenha um ciúme doentio. Assim, Bruno planeja se livrar de Alessandro e contrata Erick para ajudá-lo a alcançar seu plano. Enquanto isso, uma menina chamada Maria José e sua irmã Paula, vivem em uma humilde casa em Saque Campeche, Yucatán. Em suas férias ela conhece um jovem em um bar, e ele se apresenta como Alessandro Lombardo. Ela se apaixona por Alessandro, ele pede a mão dela em casamento, e eles se casam. No dia seguinte, Alessandro afirma ter negócios fora da cidade e vai embora. Enquanto isso, Bruno contrata um motorista de caminhão para colidir com o carro de Alessandro, causando o acidente de carro fora da estrada e todo mundo acredita que Alessandro está morto. A família de Alessandro descobre o casamento em seu nome, e chama Maria José para dar a triste notícia. Arrasada, ela voa imediatamente com a sua irmã, Paula, para a a residência dos Lombardo.

Bruno Albéniz
Na reunião familiar, ela descobre que Alessandro era realmente rico. Logo após a reunião ela descobre que na verdade se casou com Bruno, e ele revela seus planos para ela, prometendo cuidar dela se ela compartilhar sua fortuna. Desolada e horrorizada ela deixa de ir para casa, mas Bruno persegue-a para ameaça-la de denunciar seu pai por tráfico de drogas. Maria é forçada a voltar com ele. Mas como Alessandro milagrosamente sobreviveu ao acidente, ele logo volta para casa e descobre que ele é casado com uma mulher que ele nem sequer chegou a conheceu e não sabe nada sobre ela. Embora os médicos e sua família digam a Alessandro que ele tem amnésia, ele sabe que algo está errado e, eventualmente, obriga Maria José contar a verdade. Querendo encontrar uma maneira de ajudá-la (e vendo que Bruno tem sentimentos por ela), Alessandro a mantém ao seu lado e finge estar casado. Com a convivência, eles acabam se apaixonando. Enquanto isso, Bruno, sua irmã Raquel e a amiga dela Maura (que está apaixonada por Alessandro), rejeita Maria José e Paula.

Maria José, por causa de ameaças de Bruno, decide fugir com sua família para a Cidade do México. Pedro (pai de Maria José) acha que é um fardo na vida de sua filha, e a deixa, mas pede que Alessandro a resgate de Bruno. Bruno, então, usa Mário Aguirre, fazendo-o parecer inocente e deixando Maria José com um cúmplice / amante. Alessandro, cansado das mentiras de Maria José a expulsa, e sua família, de sua casa e pede o divórcio. Logo depois, ele descobre que Maria José está grávida, mas decide que os dois precisam de um tempo longe um do outro. Depois de uma curta estadia em Saque, Maria José é esfaqueada nas costas por um intruso, e acaba no hospital. Alessandro, que ainda está apaixonado por Maria José voa para Saque, e descobre que ela precisa de uma transfusão de sangue. Eles descobrem que apenas quem pode ajudar é Bruno, e ele concorda em ajudar com algumas condições. Depois de duas semanas, ela está liberado do hospital, volta a viver com os Lombardos em Mérida, depois de Alessandro convencê-la a ficar com ele e pedir desculpas por tudo.

Maura Albarrán
Depois de algum tempo Alessandro e Maria José se divorciam devido ao acordo que fez com o Bruno, para salvar Maria José da morte. Quando Alessandro e Fernando encontram o juiz que casou Maria José e Bruno, este decide matar o juiz. No momento em que Alessandro e Fernando chegam no cartório, Bruno já havia matado o juiz, o empurrando de uma cachoeira. Sabendo que Bruno tem uma vantagem, eles pegam um barco para chegar à ilha, mas o barco pega fogo e explode. Fernando, Alessandro e um menino ficam presos em uma ilha deserta. Após quatro meses de ausência de Alessandro, Bruno quer dividir sua fortuna com Raquel, mas ele descobre que Alessandro deixou tudo o que tinha para sua ex-esposa. Então, Bruno decide que será o presidente da empresa. Devastada, Maria José decide que quer vender algumas das ações para Maura e sua irmã Lisette. Quando está prestes a assinar, Vitória a chama, e lhe diz para voltar para casa. Quando Maria José chega em casa, ela encontra Alessandro vivo em seu quarto.

Dois meses após o retorno de Alessandro, Bruno bola um novo plano. Ele tem um novo cúmplice, a mãe de Maria José, Helena. Ele pretende sequestrar Maria José, e fazer com que ela perca sua memória, para então casar com ela e dar a Maura a oportunidade de casar-se com Alessandro. Bruno e Maura chamam Maria José para ver uma casa para ela e Alessandro, mas na realidade é uma armadilha. Em seguida, eles, juntamente com a mãe de Maria José, fazem ela acreditar que encontrou sua irmã gêmea, Sandra e que não sabiam dela antes. Porém, Sandra está em coma, e falece por uma overdose de drogas.

Raquel Albéniz
Eventualmente Alessandro encontra Maria José, e a leva de volta para casa. Ele começa a tentar fazê-la se apaixonar por ele novamente pois a ama. Alessandro tem uma nova chance de recomeçar e fazer as coisas que nunca chegou a fazer, por causa dos planos de Bruno. Mas ela não se lembra de ninguém e acha que todo mundo está mentindo para ela, mas pouco a pouco a sua memória começa a voltar. Bruno é descoberto depois de tentar atirar em Alessandro, e é forçado a se esconder do FBI. Perante o cenário de manipulações constantes e Bruno e Maura, o casal tentam construir uma vida feliz com seu filho. Enquanto isso, Bruno tem que se esconder da polícia para evitar a prisão. Ele pede a sua mãe para lhe dar dinheiro e ajudá-lo a escapar. Vitória implora a Bruno que se entregue, mas ele se recusa. Alessandro confronta Bruno e eles começam a lutar. Depois de Bruno ameaçar Alessandro com uma arma, Erick dispara a arma em Bruno, que morre instantaneamente. Maura e Helena são presas. Finalmente, Alessandro e Maria José começam a viver como uma família.

Curiosidades:

•    Inicialmente, Carla Estrada havia convidado Anahí para interpretar Maria José, mas a atriz recusou, para se dedicar a carreira musical, e o papel acabou ficando para Jacqueline Bracamontes.
•    No México, Sortilégio foi criticada pelas cenas excessivas de sexo. Já o casal gay dividiu opiniões. Na ocasião, a produtora Carla Estrada justificou que "o mundo está passando por isso, goste ou não", justificando a homossexualidade e a erotização.
•    Para adequar à trama ao horário, o SBT anda fazendo algumas alterações. Algumas delas se referem às cenas do casal gay. Várias cenas de insinuações homossexual entre os personagens foram cortadas e os diálogos que originalmente continham conteúdo homossexual, foram substituídos por diálogos de conteúdo hétero. Apesar do Ministério da Justiça não vetar insinuações homossexuais, a emissora diz que "todas as edições feitas são para adequar a novela à classificação indicativa para o horário de exibição, de acordo com a lei".

14 comentários

  1. Ah, eu estava com saudade desse post, Leninha!!
    O que me chamou a atenção nessa novela foi a trama, os planos do lindo Bruno que nunca deram certo rsrs, e que cada plano que ele elabora, hein?!
    Estou ansiosa para ver o desfecho final, apesar de saber o que vai acontecer é muito melhor vendo, não é mesmo!?
    O que eu achei chato foi os cortes de cenas na novela, até mesmo uma briga eles cortam... Se você pisca os olhos você não entende nada do que aconteceu rsrs.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o Tio Silvio querendo bancar o bom moço, corta para não aviltar os telespectadores, pode isso?!

      Excluir
  2. Amo essa novela*-*... A trama é perfeita, os atores são lindos, em especial William Levy. O enredo é ótimo e tudo que acontece tem uma conexão, uma das melhores novelas mexicanas que assisti. Mas o Sbt como sempre cortando as novelas... Aff, no entanto, apesar disso a novela é realmente linda e extremamente romantica.

    ResponderExcluir
  3. Eita Leninha!
    Amo essas novelas mexicanas, embora não esteja acompanhando Sortilégio.
    É um mimimi sem fim e totalmente apaixonante!!

    Querida, andava com saudades daqui. Fiquei quase 2 meses sem net, desde novembro até janeiro, só quando retornei para cá que voltou e aí... tantas atividades, nossa!
    Agora volto e para ficar.
    Um final de semana tranqüilo, carregado de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti sua falta Rudynalva, que bom tê-la de volta,
      Espero ter agradado com as postagens do mês.
      Te aguardo no Comentarista nota 10 de fevereiro.

      Beijos!

      Excluir
  4. Oiiiii Leninha quanto tempo hein? (nem sei se vc lembra de mim, a "nathay ferrer" que ganhou um top aqui ano passado. Como disse num tópico que já nem me lembro, amo novelas mexicanas...enfim.

    Sobre Sortilégio, no geral é uma boa novela, tem seus absurdos que é natural se levarmos em conta que novelas mexicanas são assim, mais tem um bom enredo. O casal principal tem uma boa química e acho que foi o melhor papel do William em todas as novelas que ele já fez no México. A Jack prefiro a atuação dela em Fereidas de Amor com o Guy Ecker (2006). E a Chantal sempre fazendo papel de louca, estérica..kkkkk

    E uma coisa boa também, é que nela vemos a participação de Ana Brenda Contreras, como Maura. Ela é a protagonista de Coração Indomável, novela que vai substituir Sortilégio no SBT. Aliás, eu não duvido que essa novela renda bons índices para o SBT, no México foi um grandeeeee sucesso. Tenho certeza que ainda vou ver vc falando sobre essa novela nessa mesma coluna aqui no Blog..

    Até a próxima Leninha, se quiser, fiz um post num blog que criei a menos de um més sobre os melhores momentos da Usurpadora, se quiser...passa lá.

    bju

    http://ventoliterario.blogspot.com.br/2015/01/sou-noveleira-01-usurpadora.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver aqui novamente Nathay.
      Adorei seu comentário, depois darei uma olhadinha no seu blog.
      Bjs

      Excluir
  5. Eu até gosto de Sortilégio, mas a porção cortada é muito grande e é evidente que, como em toda novela transmitida pelo SBT, os cortes não se restringem às cenas inapropriadas para o horário... Além disso, acho que a história dá voltas demais para uma história com tão poucos personagens, o que muitas vezes acaba sendo extremamente forçado. É como Marimar e Maria do Bairro: várias novelas dentro de uma só, com tramas sequenciais em vez de paralelas que se desenvolvem ao longo de toda a história. Isso sem falar em personagens que na maior parte do tempo parecem perdidos na história apesar de terem alguma importância, como meros enfeites: Maura, Lissete, Paula, Mercedes... Enfim.

    As paisagens de Sortilégio sem dúvida são belíssimas e é a novela em que considero que o William Levy está mais bonito hahaha Meu favorito contudo de longe é o Roberto, pois eu acho o Marcelo Córdoba lindo!! haha (spoilers!) E está sendo tão lindo vê-lo apegado à Vicky e se empenhando por ficar com ela e se tornar uma pessoa melhor!! De longe meu favorito da novela! *-* E concordo com quem disse nos comentários que a Jacqueline Bracamontes atuou melhor em "Heridas de Amor", porém considero que o texto e o enredo como um todo desta eram melhores que os de Sortilégio.

    Enfim, é isso!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que os cortes realmente atrapalhe o bom entendimento da trama, mas tá fluindo bem até agora, pelo menos na medida do possível.
      Espero que o final fique coerente.
      Bjs Thaís

      Excluir
  6. Olá!
    Não acompanhei a novela, mas em alguns trechos que eu vi, notei uns cortes bruscos. Uma cena acabava e já vinha outra em cima. Muito louco.
    Quanto ao MJ, acho que ele atrapalha mais do que ajuda. Fico pensando em quantas novelas boas poderiam ser exibidas à tarde, para as donas de casa, mas que por causa da "classificação indicativa", acabam sendo engavetadas.
    Daí eu penso naqueles programas TERRÍVEIS em horário de almoço, sangrentos, sensacionalistas, que passam as coisas mais absurdas em pleno meio-dia e nada acontece. Qual é o critério? É algo a se pensar.

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. me gusto Muchísimós Bruno Albéniz en Sortilegio es mi villano favorito mío

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me gusto Muchísimós Bruno Albéniz es mi villano Favorito mío en Sortilegio es mi telenovela favorita

      Excluir
  8. Sotilegio es mi telenovelas favorita mía sobre todo los Personajes de la serie de Sortilegio un Abrazo muy fuerte & también con cariño

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!